Sobre Mim

Lúcia Fidalgo é escritora, contadora de histórias, bibliotecária, mestre em educação pela universidade federal fluminense, e professora da UFRJ.

Carioca, nasceu no Rio de Janeiro em 1965.

Começou seu trabalho com a Literatura Infantil em 1989, na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil-FNLIJ.

Em 1990 formou o grupo Morandubetá, junto com outros integrantes, entre eles Eliana Yunes, e estão no Grupo juntas até hoje. Atualmente o grupo é formado por Benita Prieto, Celso Sisto, Eliana Yunes e Lúcia Fidalgo.

Mas foi em 1992 que começou o trabalho com promoção de leitura.

À convite de Eliana Yunes, foi integrar a primeira equipe do Proler (Programa Nacional de Leitura), desenvolvendo oficinas de contadores de histórias em todo o país.

Com o Grupo Morandubetá, fez vários espetáculos em espaços importantes, como Centro Cultural Banco do Brasil, Museu Histórico Nacional, Biblioteca Nacional, SESC, SESI, FURNAS, Feiras de Livros em vários países, além de ter participado por duas vezes do Festival Internacional de Contadores de Histórias de Los Silos, nas Ilha Canárias, Espanha, em 2000 e em dezembro de 2005.

Os roteiros do Grupo Morandubetá  levam sua assinatura e alguns deles foram inspiração para seus livros. Também já esteve na Venezula e na Colômbia, fazendo trabalhos de Leitura e contação de histórias. Participou de várias Bienais com o grupo e a Feira de Buenos Aires.

Como autora, ganhou o prêmio de autora revelação pela FNLIJ, com o livro Menino Bom, da ed. Dimensão. Seu livro também foi altamente recomendável para criança pela FNLIJ, no ano de 1997.

Alguns de seus livros já foram comprados pelo governo para as escolas e outros já estiveram na Feira de Bolonha, na Itália, e na Feira de Frankfurt, na Alemanha.

Na área da Biblioteconomia, dirigiu o Departamento de Bibliotecas Públicas do Estado do Rio de Janeiro, e a Biblioteca Pública do Estado, de 2000 a 2002. Também já fez parte da direção do Conselho Regional de Biblioteconomia(CRB7), como segunda secretária, e primeira secretária, em duas gestões, e foi pesquisadora do ALEPH-UFF.

Além disso trabalha com oficinas cursos e palestras por todo o Brasil. E atuou também como especialista de alguns projetos entre eles o Leia Brasil, projetos de Leitura do SESC-RJ e outros. Presta algumas assessorias na área de Leitura, Oralidade e Bibliotecas.

Já foi professora da Universidade Santa Úrsula, e da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Ciência da Informação, e professora do Departamento de Letras da PUC-Rio, no Curso de Formação do Escritor. Integrou o Conselho Editorial da Revista Aprendizagem, da Editora Melo, e prestou Assessoria Editorial na Editora Zeus – Lucerna, junto aos livros infanto-juvenis em 2007, onde criou a coleção “HISTÓRIAS DAS TERRAS DAQUI E DE LÁ”.

Foi consultora da UNESCO no Projeto de Memória da Escola no REMEC – PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA, de setembro de 2010 a março de 2011.

Atualmente é professora da UFRJ no curso de Biblioteconomia e Gestão da Informação, além de pesquisadora do GELIJ na da Cátedra Unesco de Leitura-PUC-RJ/IILER – sendo votante do Prêmio Selo Cátedra. Faz doutorado na UFRGS, em Educação e Ciência e é também uma das criadoras da página do Instagram Podcast Deixaqueeuteconto e integra a equipe de pesquisadores da FAURGS, como bolsista para o Projeto CAPAGIIC-Saúde 4.0.

× Fale por WhatsApp!